Horário de Brasilia

segunda-feira

Aceitar ou não aceitar, respeitar ou não respeitar

O assunto em moda em 2013 é aceitar ou não aceitar, respeitar ou não respeitar. Existe uma diferença brutal entre não aceitar e desrespeitar. Muitas coisas que vemos nas ruas, não aceitamos, entretanto respeitamos. As pessoas formam comunidades que pensam igual; motoqueiros convivem com motoqueiros; funqueiros convivem com funqueiros, etc; e não poderia ser diferente; como um motoqueiro vai se entrosar com alguém que detesta moto? As comunidades se formam isso, pelo encontro de pessoas que gostam das mesmas coisas, participam das mesmas idéias, crêem nas mesmas coisas, exatamente para ouvirem mais pessoas dizendo que estão certas do que pessoas dizendo que estão erradas. Posso não aceitar longas viagens de motocicletas, mas respeito os motoqueiros que as fazem durante dias, (tenho inclusive meu amigo Edivaldo Oliveira que é adepto desse grupo) ; posso não aceitar o funk como música, mas tenho de respeitar quem goste ( e tenho muitos amigos que gostam). Esta é a diferença entre não aceitar e desrespeitar. O fato de não aceitar não significa que estamos desrespeitando. desrespeitar é tentar adentrar essas comunidades sem ter a pretensão de nos tornar um deles, causando constrangimentos, seria como se nos filiássemos aos motoqueiro ou aos funqueiros, para ficar lhes dizendo que eu estou certo e eles são loucos de viajarem dias sobre motos ou passar noites inteiras em bailes funks. Não participar de uma comunidade é não aceitar, tudo bem - é particular de cada um; mas estar na comunidade sem compactuar com o que se prega nela, lutando contra, é desrespeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário